O que é Elopment Wedding?
Já pensou em se casar de maneira intimista?
Pois saiba que essa é a proposta do Elopement Wedding ou “casamento a dois”, que há alguns anos vem conquistando diferentes tipos de casais do mundo todo.
O termo, em inglês, não possui tradução ao pé da letra, mas remete à ideia de “fugir e nunca mais voltar ao seu ponto de origem”. Assim, descreve casamentos que aconteciam de maneira repentina, ou até mesmo em segredo.
O Elopement Wedding tem origem no século XVIII, e era a expressão usada para classificar casamentos desaprovados pelas famílias tradicionais, que ocasionavam a fuga dos noivos de seu local de origem, com o propósito do matrimônio. Os anos foram passando e a idéia ganhou novos significados sendo que, hoje em dia, é usada como forma popular de definir cerimônias exclusivas para o casal, sem a presença de outros convidados.
Foi feito para quem?
O Elopement Wedding é como se fosse uma mistura entre o mini wedding (festa para poucos convidados) e o chamado destination wedding (quando o casal decide celebrar a união em outra cidade ou país). Dessa forma, é indicado para aqueles que desejam trocar alianças em locais paradisíacos, de maneira romântica e bastante íntima – com a possibilidade de já aproveitar o cenário para desfrutar da lua de mel. A modalidade é, também, uma ótima idéia para casais que já se casaram e querem renovar os votos de um jeito criativo e memorável.
Ao optar pelo Elopement, vale lembrar que, junto com os noivos (as), recomenda-se a presença de uma pessoa para celebrar o casamento e fazer a leitura dos votos. Por fim, se possível, o ideal é que um profissional de fotografia acompanhe na viagem, para clicar os melhores momentos de vocês.
Quais os destinos mais pedidos?
Os locais de praia costumam fazer os corações dos casais baterem mais forte. Pense em lugares como Ilhabella,Florianópolis e o arquipélago de Fernando de Noronha.
Por que vale a pena?
Além dos fatores românticos, experiência única em um local requisitado e lua de mel garantida, a principal vantagem do Elopement Wedding é a economia de gastos. Permite que o casal usufrua do destino como preferir, inclusive fazendo turismo.
“Casar no Brasil, fazer uma festa para mais de 200 convidados, por exemplo, tem um custo muito alto. Temos visto que muitos casais jovens querem fugir do tradicional casamento na igreja, então essa é uma opção bastante atrativa para se ter um casamento cheio de histórias para contar, fotos lindas e também muito romântico”.
Afinal, quanto custa um Elopement Wedding?
A resposta para essa pergunta é relativa, já que envolve os mesmos gastos que o casal teria com uma viagem de férias, por exemplo. Aí, deve-se pensar em passagens, tempo que vocês vão passar naquela cidade, hospedagem, alimentação, vestido de noiva (se for o caso)… Vale acredita que com R$ 30 mil, em média, é possível fazer um Elopement Wedding que atenda às necessidades do casal. Para um casamento em Cancún, por exemplo, existem pacotes de cerimônias no estilo Elopement a partir de 499 dólares (em torno de R$ 2500 ).
Planejamento
Um Elopement Wedding feito com o auxílio de empresas especializadas é possível organizar tudo em pouquíssimo tempo (cerca de 15 dias).
Recomenda que a escolha da data do casamento seja feita com muita cautela, pensando em possíveis imprevistos, como mudanças de temperatura e interferências na privacidade do casal: “A previsão do tempo em países de clima tropical não é uma tarefa fácil, visto que as estações do ano são instáveis. Porém, por se tratar de um evento outdoor, deve-se evitar épocas em que, naturalmente, há maior índice de chuvas. Pesquise bem como é o clima da cidade em que será realizada a cerimônia. A privacidade do Elopement Wedding é o grande diferencial, logo é recomendado evitar épocas de altas temporadas.
Se você já pensou em casar apenas a dois, agora é a hora! Não há regras quando se trata de casamentos e mudar seus planos para um Elopment Wedding pode permitir que você celebre seu amor como planejado, sem arriscar a segurança de seus entes queridos.
Se você optar por um Elopment Wedding, lembre-se de que sempre poderá realizar a recepção dos seus sonhos posteriormente, quando for seguro reunir-se em grandes grupos novamente.
Planejar uma recepção para o futuro também pode ser uma boa maneira de trabalhar com os fornecedores que você já contratou, pois seu depósito e pagamentos podem ser usados para o novo evento.
Veja mais materias no LINK